Logo

abas2

Abas

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Parque da Cidade de Niterói

(Fonte: Google)


O Parque da Cidade de Niterói fica localizado no estado do Rio de Janeiro, Brasil. O seu atrativo se dá pelas belas vistas paisagísticas da região oceânica de Niterói e do Rio de Janeiro. O Parque é muito freqüentado pelos praticantes de vôo livre que encontram duas rampas para a prática deste esporte.

O Parque da Cidade é uma Área de preservação ambiental (APA) do município, localizado no alto do morro da Viração, numa altitude de 270 m, ocupando uma área de 149.388,90 m², foi inaugurado em 21 de Setembro de 1976. 

O Parque da Cidade foi por volta dos séculos XV e XVI um posto de observação de navios estrangeiros inimigos principalmente vindos da Europa. Sua visão privilegiada conferia aos sentinelas, índios e/ou portugueses, o tempo suficiente para sinalizarem com fumaça às fortalezas posicionadas na entrada da Baía de Guanabara para que essas armassem seus canhões em defesa da cidade do Rio de Janeiro.

Devido a sua geografia, a enseada de São Francisco poderia ser um esconderijo desses navios inimigos  e para evitar a possível invasão da cidade, foi aterrada a região onde fica hoje o Forte Barão do Rio Branco, no bairro de Jurujuba. A região do Parque da Cidade então tinha um posicionamento estratégico com a vista de toda a região oceânica de Niterói e o litoral do Rio de Janeiro, o que poderia impedir este esconderijo. 

Quem olha do Parque da Cidade, para a posição onde fica o Forte Rio Branco, percebe nitidamente que se não fosse a área aterrada, não se evitaria que navios se abrigassem atrás das ilhas e se livrassem da mira dos canhões das principais fortalezas, posicionadas à entrada da baia de Guanabara. Curiosamente, até hoje, é possível se observar, ocasionalmente, essa prática de esconderígio, utilizada por navios da nossa Marinha, em exercícios militares.

Já nos anos 90 com o crescente crescimento imobiliário da região, foram realizadas algumas intervenções urbanísticas na Cidade e o reflorestamento de encostas. 

Em 1974, foi elaborada a lei complementar n.º 20 que efetivaria a fusão dos estados da Guanabara e Rio de Janeiro, retirando de Niterói a condição de capital. A implantação do novo Estado do Rio de Janeiro ocorreu em 1975 e trouxe o inevitável esvaziamento econômico da cidade, situação que se modificou com a conclusão da Ponte Rio-Niterói.

O primeiro Prefeito nomeado Pós-Fusão foi Ronaldo Fabrício, que executou várias obras importantes na cidade, como alargamento e reurbanização da orla de São Francisco até o Preventório e da Praia de Piratininga, recuperação e reabertura da Estrada Velha de Itaipu, alargamento das ruas Marquês do Paraná, Paulo César e Avenida Jansen de Mello e criação do Parque da Cidade em 1976.

No final de 2013, o Parque da Cidade teve um processo de reestruturação em seu entorno. O investimento trouxe a lanchonete mais opções e seu horário de funcionamento ampliado. A Prefeitura também instalou sinalização de trânsito e informações sobre as rampas, e está mapeando as trilhas do parque.




- O parque possui duas pistas que são utilizadas para vôos de parapente (paraglider). Coincidentemente estas pistas são utilizadas pelos apreciadores do pôr-do-sol.




A entrada é gratuita.




O parque funciona todos os dias, das 9 às 18 horas. Já no horário de verão o parque fecha uma hora mais tarde (19 horas).

Mais informações podem ser fornecidas pelo telefone: 0800-282-7755 ou (21) 2610-3157.




O Parque da Cidade de Niterói fica localizado na Estrada da Viração s/nº.

Não há ônibus que leve os turistas até o local, portanto a subida pode ser realizada partindo do Bairro de São Francisco ou pelo Largo da Batalha. 

Existem duas principais maneiras de se chegar até lá:

  • Ônibus: pegar as linhas 38, 38A e 46 (todos partem do Terminal Próximo da Estação das Barcas), descer do ônibus em São Francisco, na Avenida Presidente Rosevelt, nas proximidades da Rua Goitacases. Seguir caminhando por ela até a rua Nossa Senhora de Lourdes e pegar a direita na Estrada da Viração.
  • Carro: pegar a Rua Quintino Bocaiúva até a rotatória, seguir pela Avenida Taubaté e virar à esquerda na rua Marechal Raul de Albuquerque. Seguir à direita novamente na rotatória e seguir pela Rua Nossa Senhora de Lourdes até a Estrada da Viração.

OBS.: Lá no mirante do parque é possível estacionar, porém o número de vagas é reduzido.









O Parque da Cidade é um lugar que traz as melhores vistas da cidade de Niterói e do Rio de Janeiro. Muitas pessoas chegam a brincar que Niterói é lindo porque possui uma vista privilegiada da cidade do Rio de Janeiro, o que não deixa de ser uma verdade apesar de sua beleza também se estender a vista de outros lugares.

O caminho em sim não é tão difícil de chegar, porém eu aconselharia ir de carro devido a subida até o topo do parque. A subida demora menos de 10 minutos e ao chegar lá existem poucas vagas para estacionar sendo os melhores dias para visitação nos dias de semana.

Então finalmente ao chegar neste lugar pude perceber o quão bonito era.
(vista de Niterói e a Ponte Rio-Niterói ao fundo)

Era um dia lindo para se apreciar a vista.



Sem perder tempo tiramos nossa primeira foto.



E finalmente pude entender o porque da brincadeira de Niterói ser um lugar privilegiado por sua vista do Rio de Janeiro.

(vista do Rio de Janeiro)

O sol ainda estava bastante alto quando chegamos, o jeito era esperar com esta vista maravilhosa.



Como tínhamos tempo, fomos até a outra rampa que fica bem perto da primeira. Esta possui a vista voltada para a região oceânica de Niterói.

(vista da segunda rampa voltada para Niterói)

Conforme o sol ia baixando, o céu ia ficando mais amarelado, sinal de que o pôr do sol iria ser um dos melhores já vistos.



Como fomos lá em um dia de semana não tinha muitas pessoas no parque, então era praticamente nosso!!! Assim pudemos tirar muitas fotos entre nós e a paisagem.



Alguns lugares não tem preço. #lifeaholic



Para nossa tristeza o parque estava fechando antes do pôr do sol, então a solução era voltar e assisti-lo na praia de São Francisco.



Entre os morros do Corcovado e o Sumaré, que belo fim de tarde!!!




Com isso chego ao fim da postagem. Espero que tenham gostado!


Até a próxima aventura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...